50 ANOS DE PERSONA NA 40ª MOSTRA

infochpdpict000061842382Para comemorar os 50 anos do filme PERSONA (1966), escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra e o Itaú Cultural trazem para o Brasil a exposição Por Trás da Máscara – 50 Anos de Persona, que sairá pela primeira vez da Ilha de Faro, na Suécia.A exposição, considerada uma celebração ao filme PERSONA, é um convite para uma viagem através de paineis e projeções do enigmático trabalho de Ingmar Bergman (1908-2007). 39ac3ac73fba11aff1f903173f8b1b48Inicialmente montada pela Fundação Bergmancenter, na ilha de Fårö, na Suécia, a exposição vem ao Brasil através da parceria entre a fundação, a Mostra Internacional de Cinema e o Itaú Cultural. O material exibido abrange notas dos cadernos de trabalho do artista, trechos de roteiro, conteúdo fotográfico e audiovisual.

Os visitantes poderão conferir as origens, o processo criativo e o impacto de PERSONA, o filme mais enigmático do diretor sueco, estrelado por sua então esposa Liv Ullmann e pela atriz Bibi Andersson. Cercado em uma aura de mistério e perplexidade que perdura até hoje, 50 anos depois, o longa terá apresentações especiais na 40ª Mostra.

personaaa

DEBATE PERSONA

Na quinta-feira, 20 de outubro, às 19h, será realizado no Itaú Cultural uma mesa de debate logo após a exibição de Persona, e contará com a presença da diretora do Bergmancenter, Helen Beltrame, do escritor e psicanalista Contardo Calligaris e da diretora Tata Amaral. O crítico de cinema Sérgio Rizzo mediará o encontro. 

INGMAR BERGMAN

Nasceu em Uppsala, Suécia, em 1918. Um dos maiores diretores suecos, Bergman teve uma infância traumática marcada por abusos físicos e psicológicos vindos de seu pai, um pastor luterano. Os seus demônios interiores foram exorcizados por meio de seus filmes e peças de teatro que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida. Entre suas obras cinematográficas, destacam-se O Sétimo Selo (1957) que levou Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, Morangos Silvestres (1957), Gritos e Sussurros (1972, 17ª Mostra) que recebeu Oscar de Melhor Fotografia, Fanny & Alexander (1982, 32ªMostra) vencedor de quatro Oscars incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro, e Saraband (2003), entre outros. Morreu aos 89 anos em 2007.

SERVIÇO

POR TRÁS DA MÁSCARA – 50 ANOS DE PERSONA

De 15 de outubro a 6 de novembro de 2016

Itaú Cultural – Sala Multiuso – Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP 

Terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30)

Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h

Entrada Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s